Existem diversas definições sobre o significado real da liderança. A maioria delas acaba reduzindo o conceito a uma questão de posição de destaque do profissional. Não é apenas isso. A liderança está relacionada à mudança de atitude e de mentalidade frente aos desafios, passando pelo relacionamento com as pessoas e a busca de uni-las em prol de um objetivo comum. Ser líder está ao alcance de todos. Jacob Rosenbloom, CEO da plataforma de recrutamento Emprego Ligado, reúne a seguir os cinco hábitos mais comuns entre os líderes de sucesso.
Fracassos são lições: Sempre ouvimos histórias de superação, de empreendedores que quebraram, chegaram ao fundo do poço, mas depois de um tempo ressurgiram mais fortes e melhores que antes. A resiliência é uma dádiva daqueles que nunca desistem e buscam aprender com os erros do passado para alcançar o seu objetivo, motivando todos a sua volta.
Conectividade humana: Líderes buscam criar relacionamentos verdadeiros com as pessoas ao seu redor. Quando estão conversando com um membro de sua equipe, costumam olhar nos olhos da pessoa e sabem que estão lidando com um ser humano. Desta maneira, criam uma conexão pessoal e emocional muito forte entre ele e sua equipe.
Olhar em perspectiva: O mundo está em constante mudança e é preciso acompanhar a revolução que acontece a todo o momento. Para isso, é necessário estar aberto a novas experiências e manter sempre um desejo intelectual insaciável. Pesquisas indicam que a sede por conhecimento e a flexibilidade com relação a novas culturas são características associadas aos líderes.
Generosidade: Trabalhar para alguém que não tem empatia e não compartilha seu conhecimento e suas ferramentas é desestimulador. Os líderes mais generosos são aqueles que estão dispostos a dividir informações e recursos que facilitem o trabalho e ampliem o conhecimento de todos. Afinal, ele sabe que o sucesso dos outros é o seu próprio.
Portas abertas: Em geral, os melhores líderes são bastante acessíveis, deixando claro sua disponibilidade sempre quando necessária. Tal característica faz com que as pessoas se sintam importantes e valorizadas, aumentando a motivação e a sensação de ser parte fundamental para o sucesso dos negócios.
POR Victor Paschoal – Consultant – Strategic Communications – FTI Consulting