ACIRP ENTREVISTA | Thais Aquino - StartSe | ACIRP


18/08/2019

ACIRP ENTREVISTA | Thais Aquino - StartSe

Thaís Aquino é uma expert quando o assunto é mercado financeiro nacional e internacional, com 10 anos de experiência. É Sócia da StartSe, uma jovem empresa que acredita que somente a inovação e o empreendedorismo são capazes de transformar o Brasil, além de ser o maior ecossistema de startups do país. A empresária ministrou palestra na Acirp, no último dia 15 de agosto. Na ocasião, forneceu uma entrevista exclusiva para a Revista Acirp.


Quais os impactos da inovação e da tecnologia nas carreiras e negócios? Quem está sendo afetado?

THAIS:
Bem, eu diria todos estão sendo ou serão afetados. Vivemos uma nova era, uma revolução tecnológica sem precedentes. A tecnologia hoje está ao alcance de todos e isso muda radicalmente os hábitos da sociedade. A invenção do iPhone e dos smartphones tem pouco mais de 10 anos. Observe quanta mudança nas nossas rotinas e comportamentos vem acontecendo desde essa invenção. A tecnologia cada vez mais barata e mais acessível a todos permite que surjam novas ideias, novas empresas, novos negócios que passam a ocupar espaço na vida das pessoas. Exemplos? Whatsapp ocupou o lugar de toda uma indústria de telefonia, o AirBnB (com apenas 3 mil funcionários) é a maior empresa de hospedagem no mundo – e não é proprietária de um só quarto. Para se ter uma ideia, apenas a rede de hotéis Hilton possui 152 mil! A indústria mudou. E a nova economia está gritando em nossos ouvidos.


Qual o papel do cliente nessa nova economia?

THAIS: O cliente é o centro de tudo. Não se pensa mais um produto ou serviço sem primeiro entender o que o cliente quer. E por isso quando uma empresa for produzir algo, ela deve fazer COM o cliente e não PARA o cliente. Pois se o seu cliente não vê valor no seu produto, sua marca não vale nada!


O que é inovação?

THAIS: A necessidade é a mãe da inovação! Os novos negócios que vimos ganhar espaço e fazer desaparecer empresas já conceituadas aconteceram porque fizeram sentido para as pessoas. Porque atenderam a uma necessidade não atendida antes: seja maior praticidade, maior eficiência, mais rapidez, mais economia etc. As Fintechs são um bom exemplo, pois estão crescendo, ganhando mais clientes, aumentando seu valor de mercado e fazendo os bancos se reinventarem. É isso que a inovação causa.


O que é a nova economia?

THAIS: O mundo mudou e vai mudar mais ainda. O  acesso à informação é cada dia mais fácil. A nova economia surge da aceleração das mudanças que estão trazendo novos modelos de negócios disruptivos, tornando empresas e profissões obsoletas muito rapidamente. A nova economia nos exige pensar e agir diferente, através de novas formas de criar valor, consumir, trabalhar e viver. Nunca foi tão importante aprender, desaprender e aprender de novo. Mercados, corporações, produtos e empregos deixarão de existir ou irão mudar drasticamente. O que construiu o mundo até aqui, não será o que construirá o mundo daqui pra frente. Quem não entender, está fora.

 



ECOSSISTEMA, VALE DO SILÍCIO E CHINA
O Vale do Silício e a China são os maiores centros de tecnologia do mundo. O mercado nesses gigantes centros de inovação são formados por experimentos (startups), empreendedores, mentores, incubadoras, aceleradoras e investidores (venture capital).

Todas essas frentes formam uma grande engrenagem, um ecossistema de onde surgem ideias, produtos e serviços que impactam e transformam as nossas vidas.

É importante entender que os negócios hoje em dia não são mais locais, são globais! Não faz mais sentido você criar algo para atender um pequeno mercado se você pode vender para o mundo todo. O importante é saber qual é o seu diferencial.

Exemplo: O Google não foi uma ideia inédita. Foi o 10o buscador criado. Por que o Google é o Google? Fica a reflexão.

 

QUEM É A STARTSE?
StartSe é uma jovem empresa que acredita que somente a inovação e o empreendedorismo são capazes de transformar o Brasil. A StartSe é também o maior ecossistema de startups do país.

Perseguindo este propósito, a StartSe provê tecnologias e serviços para informar, educar e conectar as pessoas, para assim estarem preparadas  a desenvolver e realizar negócios da Nova Economia.

 

COMO A STARTSE FAZ ISSO?
As soluções da StartSe são desenhadas para atender às diversas perspectivas do ecossistema: empreendedores, startups, investidores-anjo, fundos de investimento, mentores e profissionais, aceleradoras, startup hubs, centros tecnológicos, agências governamentais e as corporações já estabelecidas.

Nós queremos ser o melhor integrador e o maior agente econômico do ecossistema brasileiro de startups.

 

LIFELONG LEARNING
Acreditamos que o ser humano está em permanente desenvolvimento e nunca pode parar de aprender. A StartSe está motivada em capacitá-lo a se manter constantemente atualizado.

Acreditamos que somente o lifelong learning  pode manter pessoas e empresas competitivas nesta nova economia. Como as mudanças estão acontecendo numa velocidade cada vez maior, aquilo que aprendemos e estudamos torna-se rapidamente obsoleto.

 

CURSOS E CONFERÊNCIAS
A StartSe dispõe de mais de 60 cursos presenciais e online voltados para gestão, empreendedorismo, partnership, futuro, inovação, tecnologia, transformação e disrupção. Todos com foco nesse novo cenário, onde os mercados estão turbulentos, com abundância de experimentos, abundância de conhecimento, abundância de incertezas e concorrências indiretas e assimétricas.

Existem cursos, conferências e missões internacionais também direcionados a vários segmentos: varejo, educação, rh, jurídico, agronegócio, mercado financeiro, medicina e saúde, seguro, construção, blockchain e criptomoedas, etc.


CORPORATE
A StartSe também possui diversos programas executivos voltados para CEOs, Presidentes e VP de Corporações com o objetivo de entender de forma rápida e prática os ajustes de gestão e cultura, vitais para a sobrevivência das companhias.

Os programas CORPORATE propõem inovação corporativa, destinados às empresas estabelecidas de forma a ajudá-las a encontrarem soluções mais rápidas, eficientes e mais baratas por meio de conexões com startups inovadoras.

 

PROGRAMAS INTERNACIONAIS
A StartSe possui sedes em São Paulo, Vale do Silício e China. Nessas sedes temos equipes responsáveis por organizar as imersões internacionais visitando os maiores centros de inovação do mundo. Nessas visitas, conhecemos empresas que já adotam tecnologias futuristas e causam grande impacto social e econômico em seus países e no mundo.

Os programas internacionais podem também ser segmentados: Missão Fintech, Varejotech, HealthTech, Missão RH, Lawtech, Agrotech, Mobility, Construtech, etc.

Nossas missões acontecem atualmente no Vale do Silício (EUA), China, Portugal, Israel, Índia e Singapura.