A Acirp – Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto estima que as vendas para este Dia das Mães serão melhores que no ano passado. O clima é de otimismo entre os empresários, já que segmentos como o de roupas e acessórios devem crescer até 3% comparado com a movimentação de 2016.
Vale lembrar que no passado as vendas permaneceram estáveis quando comparadas com 2015. Neste ano, o Comércio também estava retraído e permaneceu com a movimentação estagnada em relação ao ano anterior. Os indicadores locais seguem a tendência de consumo em todo país, com sinais positivos de que o varejo esteja iniciando o caminho de estabilização.
De acordo com o Vice-Presidente da Acirp, Jorge Luis de Souza, o recuo maior será no segmento de bens duráveis. “O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o varejo, haja vista que a figura materna tem grande apelo junto ao consumidor. E para não deixar essa data passar em branco, os rio-pretenses investirão em presentes que variam de R$190,00 até R$210,00 (ticket médio). Ou seja, as mães devem ser presenteadas com itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios e cosméticos.”
O clima de otimismo do varejo têxtil contrasta com os demais segmentos de vendas que devem seguir com cautela, tendo sua movimentação no mesmo patamar de 2016. As vendas não devem cair, e os empresários de outros ramos já estão preparados para este cenário de estabilidade.
No que diz respeito à contratação de funcionários temporários para atender a demanda do período, a estimativa não é muito animadora. “Temos um cenário que reflete nitidamente a crise econômica do Brasil e a massa salarial será diretamente atingida. Em Rio Preto as contratações devem ser pontuais, somente de acordo com a necessidade individual de cada empresa”, destaca o Presidente da Acirp, Paulo Sader.
Os eletrodomésticos, diferente do que vinha acontecendo, serão muito prejudicados porque o consumidor segue inseguro e avesso a contas em longo prazo. “Falta confiança para criar novas dívidas e permanecer com essa responsabilidade neste momento de insegurança econômica. Ao varejista resta criar promoções atrativas e estabelecer preços competitivos para atrair o consumidor que está disposto a gastar”.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo mostra que 47% dos consumidores irão presentear as mães. A pesquisa perguntou o que comprarão: Roupas, calçados, bolsas e acessórios são os preferidos de 34% deles. Em segundo lugar estão joias, bijuterias, perfumes e cosméticos (23%). Flores (9%), celulares (4%), eletrodomésticos (4%), TVs (2%) e chocolates (2%) completam a lista de presentes.