Acirp promove conjunto de nove ações emergenciais para o setor produtivo | ACIRP


08/03/2021

Acirp promove conjunto de nove ações emergenciais para o setor produtivo

Com o objetivo de ajudar o setor produtivo a passar por mais esse momento delicado de lockdown em todo o Estado, a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) promoverá um conjunto de nove ações emergenciais – algumas inéditas na cidade como o Festival Gastronômico, o Termômetro e Vacinômetro da Flexibilização, e a Campanha Vacina nas Empresas. “O lockdown precisa ser curto e apenas com o objetivo específico para ampliação dos leitos e estruturação da área de saúde do município. A Acirp está promovendo essas medidas contando com o plano de ampliação emergencial a ser elaborado pela prefeitura em cada regional”, explica o presidente Kelvin Kaiser.

Em posicionamento enviado na semana passada para toda a imprensa, a entidade se manifestou contrária ao fechamento do comércio e dos serviços. “Estas medidas já foram adotadas anteriormente e foram ineficazes. E o pior, geraram mais problemas do que solução.Problemas para quem está trabalhando, para quem quer voltar a trabalhar, para quem precisa tratar da saúde e, também, para o setor público, que deixa de arrecadar”, comenta Kaiser.

Desde o início da pandemia, a Acirp explicou que o setor produtivo não é o vilão e que o contágio acontece, principalmente, em casa e nos encontros informais. Prova disso é que, mesmo durante o lockdown, os casos continuaram crescendo. “Não há dinheiro para suportar a parada econômica prolongada. E, também, não dá para suportar a indecisão do abre, fecha, dispensa funcionários, contrata, pega empréstimo para pagar dívida”, afirma o presidente da entidade em nota oficial.

Desta forma, em reunião com seu Comitê Permanente de Crise, a entidade planejou ações importantes para auxiliar estabelecimentos da cidade a não fecharem suas portas durante o lockdown. Algumas medidas já estão sendo implantadas; outras começam a valer a partir de hoje e outras devem entrar em vigor, no máximo, até o dia 12 de março. “A nossa prioridade sempre será a saúde. Todos devem ter direito ao atendimento em caso de necessidade. Por isso, aguardamos em caráter de urgência a ampliação dos leitos para que, com esta segurança, os estabelecimentos possam voltar a funcionar, com todas as exigências sanitárias, gerando renda para o município e emprego para a população”, destaca Kaiser.

 

Acompanhe as 9 ações promovidas pela entidade:

 

1) FESTIVAL GASTRONÔMICO VIVA RIO PRETO

Em homenagem aos 169 anos da cidade, comemorados no próximo dia 19 de março, a Acirp criou o inédito Festival Gastronômico Viva Rio Preto, uma ação para alavancar o setor de bares e restaurantes neste momento. O Festival começa no próximo dia 10 de março e está direcionado para empresários do segmento, associados ou não à entidade. A participação é gratuita e as vendas acontecem diretamente entre o estabelecimento e o consumidor. Para participar, o responsável pela empresa faz um cadastro no site do festival – que será divulgado no início da semana – e recebe as orientações de como publicar seus pratos. Obrigatoriamente, o participante deve disponibilizar três pratos para o festival, sendo um deles promocional. É indispensável que o estabelecimento possa fazer vendas e atendimento pelo WhatsAPP para que os consumidores também possam comprar pelo aplicativo. Para mais informações, o empresário deve utilizar os canais de contato da Acirp. Válido somente para delivery.

 

2) TERMÔMETRO E VACINÔMETRO DA FLEXIBILIZAÇÃO

A entidade disponibilizará em seu site um Termômetro digital da flexibilização para que toda a população possa acompanhar diariamente a evolução dos números do Covid e a disponibilidade de leitos no município. No mesmo link, também constará o Vacinômetro, com dados sobre a vacinação na cidade. A Acirp disponibilizará gratuitamente o código para incorporação do Termômetro e Vacinômetro. Para consulta, basta acessar: bit.ly/termometro-sao-jose

 

3) DIGITALIZAÇÃO DO COMÉRCIO COM APLICATIVO DE VENDAS

A Acirp negociou com parceiros da área de tecnologia benefícios exclusivos para que o setor produtivo possa digitalizar seu negócio por meio do app Acirp Rio Preto. O aplicativo é gratuito. Basta ligar na entidade pelos canais de contato e falar com um dos consultores de negócios.

 

4) PAINEL DE OPORTUNIDADES E CAPACITAÇÃO EM COMPRAS PÚBLICAS

Painel de oportunidades de vendas, incentivo e capacitação das pequenas empresas para atuação em compras públicas das prefeituras da região. Projeto em parceria com o Sebrae. Para os que não conhecem ainda, o Sebrae-SP e Portal de Compras Públicas lançarão, no próximo dia 12 de março, a plataforma Compras Públicas SP (www.compraspublicassp.com.br), com o objetivo de rastrear e disponibilizar editais de compras de prefeituras e órgãos governamentais federais e estaduais direcionados para MEI, micro e pequenas empresas, e cooperativas e produtores rurais. É uma grande oportunidade para que as empresas que estão fechadas para atendimento durante este período possam continuar a vender. O principal objetivo desta ação é fazer com que o dinheiro gasto pela Prefeitura de Rio Preto, fique girando na cidade. E, também, para que as empresas daqui possam vender para prefeituras de outros municípios. Confira as ações da Acirp por meio de sua diretoria de Compras Públicas:


4.1 Seminário de Capacitação em Compras Públicas para empresários de São José do Rio Preto e região. Parceria entre a Acirp e o SEBRAE visando a capacitação de empresários para atuarem no mercado das Compras Públicas. No próximo dia 12 de março, das 14h às 17h, haverá uma capacitação para os Gestores Públicos com fulcro em fomentar a participação de empresas locais nos processos licitatórios. Inscrições gratuitas em http://bit.ly/compraspublicasgestores


4.2 Criação do Programa “Compra Rio Preto”. A idealização da criação do Programa Compra Rio Preto surgiu pela Diretoria de Compras Públicas da Acirp, utilizando como referência programas similares já em andamento em cidades do Brasil, trazendo para Rio Preto os benefícios decorrentes da criação deste. Dentre os objetivos do programa, destacam-se Publicidade das Oportunidades; Capacitação das empresas e empresários; Retomada da economia; Rodada de Negócios; Parcerias. O Programa foi apresentado como uma das ferramentas da retomada econômica, e está sendo discutido sua implementação na Câmara Técnica do Comitê de Retomada Econômica de Rio Preto, em parceria com o SEBRAE e o Poder Público.

 

5) CAMPANHA VACINAS NAS EMPRESAS

Já foi liberado pelo STF a compra de vacinas para Estados e municípios. Desta forma, a Acirp acredita que também deverá ser liberado para o setor privado e, diante disso, a entidade iniciará um processo de cadastramento das empresas associadas que têm interesse em adquirir vacinas para vacinar seus colaboradores e familiares. O objetivo da campanha é incentivar empresas para aquisição e doações das vacinas no intuito de acelerar a imunização da população de Rio Preto. O portal para cadastro estará no ar no dia 12 de março.

 

6) ACELERAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA SALA DO CRÉDITO

Aceleração da implantação da Sala do Crédito com linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas em várias instituições financeiras já cadastradas. As principais instituições públicas e privadas foram chamadas para participar, dentre elas como Banco do Povo, Desenvolve-SP, Caixa Econômica Federal – Accredito e Banco do Brasil. São condições inéditas para a retomada da economia, com taxas e prazos especiais. As instituições que desejam participar podem se inscrever até o dia 17 de março. Mais informações pelos canais de contato da entidade.

 

7) LIBERAÇÃO DO TRÂNSITO NO CALÇADÃO SOMENTE DURANTE O LOCKDOWN

A Acirp está em discussão com a Prefeitura e, também, o setor produtivo do Calçadão para verificar a viabilidade da liberação do trânsito somente durante a fase vermelha do Plano SP para ajudar no delivery das mercadorias.

 

8) REVISÕES NO DECRETO PARA FACILITAR O ACESSO DOS CONSUMIDORES AOS PRODUTOS DOS LOJISTAS DE PEQUENO PORTE

A Acirp vai encaminhar à Prefeitura, no início da próxima semana, sugestões de revisões no decreto para facilitar o acesso dos consumidores aos produtos dos lojistas de pequeno porte, principalmente delivery e retirada de mercadorias.

 

9) CURSO VENDAS ONLINE E PELO WHATSAPP DURANTE O LOCKDOWN

A entidade promoverá, já no início da próxima semana, um curso específico para vendas online e pelo whatsapp durante o período de lockdown. A ação é gratuita. O curso será disponibilizado na próxima semana.



ATMOSFERA