Arte é Saúde | ACIRP


17/03/2019

Arte é Saúde

Núcleo de Economia Criativa da Acirp se junta à Famerp e traz exposições de artistas plásticos do núcleo para a faculdade


A parceria entre Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) produziu a oportunidade de ocupação do espaço da biblioteca do pavilhão Fleury para a realização de exposições permanentes dos artistas plásticos membros do NEC. O convite partiu da coordenadora da biblioteca, Profª. Drª. Vânia Del Arco Pascoal, com o propósito de aproximar a arte dos estudantes de medicina e demais pessoas que circulam pelo espaço diariamente.

A medicina é ciência e arte. Desde os tempos de Hipócrates, já era comum se falar da prática médica como a “Arte Médica”.  A arte instiga o olhar crítico e desenvolve a capacidade de observação minuciosa dos detalhes que envolvem uma criação artística. Este processo colabora para a humanização da prática médica. A arte em geral (literatura, música, cinema, teatro, entre outras) nos exibe a riqueza que envolve as relações humanas, nos convidando a vivenciar outras vidas além de nossas próprias. 

“Os artistas plásticos do Núcleo de economia criativa da Acirp, produziram pinturas de suas artes em algumas portas do espaço, criaram a ambientação com cores diferenciadas nas paredes, hashtag de palavras relacionadas a arte que estão adesivadas por todo o espaço, além das obras que estão em exposição.  A proposta é que as exposições sejam renovadas a cada quatro meses e permaneçam expostas durante todo o ano de 2019”, explica a coordenadora do NEC, Drica Sanches. 

No dia da abertura das exposições haverá o lançamento do livro – Heróis do faz de conta – do escritor Vicente Serroni, membro do NEC e da ilustradora Maria Victoria de Paula Roma.

Conheça os Artistas plásticos participantes das exposições “Arte é saúde”: HéstiaTenfuss, Germana Zanetti, Newton Malvezzi, Regina Cheida, Sandra Antunes e Jane Ferrari.

 

Serviço
Abertura das exposições com o escritor Vicente Serroni
Data e horário: 22 de março de 2019, às 10h
Local: Biblioteca da Famerp – Pavilhão Fleury