Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e preciso das doenças cardiovasculares, será lançada no dia 13 de setembro de 2016, em São José do Rio Preto, a campanha inédita “Setembro Coração”. Este mês foi escolhido devido à comemoração do Dia Mundial do Coração – 29 de setembro.
A campanha “Setembro Coração” foi idealizada pela UMA (Unidade de Medicina Avançada), por meio das médicas Mariane Spotti e Marina Bellini, e conta com a adesão de vários parceiros, entre eles: Academia Corpore, Braile Biomédica, Incor Rio Preto, Instituto Marcolino Braile, Hospital de Base e Famerp, Pró-cardíaco, além da Acirp, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores.
Com o slogan “Dedique um Só Dia para a sua Vida Toda”, a campanha faz um convite às pessoas para dedicarem 1 dos 365 dias do ano para sua visita anual ao cardiologista para a avaliação cardíaca completa.
As ações da campanha vão orientar as pessoas, mostrando que agir precocemente é uma das formas de retardar e até prevenir que o infarto venha a ocorrer. Por isso, a campanha irá focar no diagnóstico precoce. Em primeiro lugar, garantir a visita ao cardiologista. A partir daí, o médico irá solicitar os exames necessários para descartar ou detectar problemas cardíacos, como: exames sanguíneos, escore de cálcio, ultrassom de carótida, teste de esforço, ressonância magnética e tomografia do coração.
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% de todas as mortes registradas no Brasil. Em 2015, foram 346.896 mortes causadas por doenças cardiovasculares, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) – a maioria de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Neste ano, até o dia 5 de setembro, haviam sido registradas 236.385 mortes, contabilizadas pelo Cardiômetro da SBC (www.cardiometro.com.br).
A campanha deste ano terá como foco os adultos de 20 a 50 anos.
Essa faixa etária preocupa, pois cresce a cada ano o número de internações de jovens por infartos – aumento de 13%, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), em 2014. Os mais jovens costumam acreditar que não são propensos ao infarto, mas já se sabe que o risco de morte entre os jovens acometidos pela doença é muito maior do que em idosos.
Por causa do foco da campanha, voltada para o público jovem, cerca de 10 membros do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores), da ACIRP, foram convidados a visitar o cardiologista e fazer o diagnóstico precoce. Eles serão garotos-propagandas na campanha, usando as camisetas e convidando os jovens para fazer seu diagnóstico precoce. Este material será divulgado em todas as redes sociais dos parceiros integrantes.
Em todos os parceiros, haverá campanha de conscientização dos clientes e colaboradores, com o uso de camisetas e botons da campanha, e eventos internos.
ATIVIDADES PROGRAMADAS
O movimento terá ações conjuntas, como a Palestra “Felicidade – a arma contra o infarto”, ministrada pelo médico Domingo Marcolino Braile, um talk show com médicos especialistas para os jovens empreendedores do NJE e uma ação popular em praças de Rio Preto, conscientizando sobre o diagnóstico precoce das doenças do coração. A programação também será recheada por ações feitas por cada parceiro.
Talk Show do Coração – com a presença de personalidades médicas (Incor Rio Preto, Pró-cardíaco, UMA, Instituto Marcolino Braile) que irão falar sobre o Diagnóstico Preciso das doenças cardíacas em jovens de 25 a 50 anos. Será um bate papo bem informal, conduzido pelo NJE (Núcleo de Jovens Empresários). Dia 21 de setembro, no Salão Nobre da ACIRP.