COMUNICADO - Cancelamento da EXPO Rio Preto | ACIRP


23/09/2020

COMUNICADO - Cancelamento da EXPO Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a ACIRP – Associação Comercial de São José do Rio Preto anunciam o cancelamento da 58ª edição da EXPO Rio Preto, prevista para ser realizada em outubro de 2020.

 

O cancelamento mostrou-se imperativo, tendo em vista a pandemia de coronavírus e o consequente cancelamento ou adiamento da maioria dos eventos do setor.

 

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Rio Preto e a ACIRP, principal parceira na organização da EXPO Rio Preto nos últimos três anos, mantiveram tratativas na expectativa de realizar a 58ª edição do evento, considerando levar toda sua gama de atrações para o ambiente virtual.

 

Entretanto, discutiu-se o papel da EXPO Rio Preto como uma das maiores feiras em número de animais presencialmente expostos do Brasil. Nesse sentido, as grandes associações de criadores de bovinos colocaram São José do Rio Preto como circuito obrigatório para o ranqueamento de suas raças durante os julgamentos, atividade que não possui um protocolo para realização virtual de modo a ser reconhecido pelas associações. Com isso, a realização virtual da 58ª edição não atingiria sua principal finalidade, que a exposição presencial de animais e julgamento de raças.

 

Ainda foi avaliada a tradição da presença das famílias no Recinto de Exposições durante a realização do evento, as atrações culturais, o entretenimento, a praça de alimentação, as palestras técnicas e os expositores comerciais, atividades inviabilizadas em virtude de naturais aglomerações proibidas no momento de pandemia.

 

A 58ª edição da EXPO Rio Preto será realizada em 2021, presencialmente, com todos os atrativos e a força da pecuária nacional.