Está difícil inovar? Foco na conveniência do cliente | ACIRP


14/03/2020

Está difícil inovar? Foco na conveniência do cliente

O empreendedor médio pode sobreviver ao avanço da tecnologia mesmo sem dispor de recursos para transformar seu negócio


 Por Elton Monteiro, Vice-presidente da Facesp


O mundo está mudando muito rapidamente. Diariamente vemos negócios inovadores surgindo e empresas tradicionais perdendo a relevância para startups lideradas por jovens de jeans e camiseta.

Vivemos na época da Indústria 4.0 com quebra de vários paradigmas tecnológicos, permitindo a automatização massiva da produção e implantação de novos processos baseados em dados. São muitas possibilidades estampadas nas capas das revistas, sites especialistas e redes sociais.

A pergunta é, como o empreendedor médio brasileiro conseguirá sobreviver a tamanho avanço da tecnologia, uma vez que não dispõe de recursos e conhecimento para transformar seu negócio?

Essa questão não tem apenas uma resposta, porém, temos uma premissa que pode ajudar a clarear a mente do empreendedor. Aposte na conveniência.

Você, empreendedor, não precisa criar a próxima Apple ou a nova Tesla para inovar. Existem muitas oportunidades para transformar seu negócio e, consequentemente, conquistar mais clientes, alterando pequenas coisas na sua própria empresa.

Tenho certeza que se você olhar, atentamente, para o seu negócio e avaliar como funciona sua venda, seu atendimento, seu espaço físico, irá identificar oportunidades para aumentar a comodidade do seu cliente. Você pode começar pelas situações mais simples e observar o impacto positivo nas vendas.

Vou te dar um exemplo que acontece comigo. Alguns postos de combustíveis exigem que você pague dentro da loja de conveniência: a ideia é fazer com que o cliente seja atraído por alguma guloseima ou petisco e aumente o ticket gasto. Para mim, isso é um saco!

Preciso esperar abastecer para pegar um papel com o frentista, tirar o carro da bomba para liberar o acesso para outros clientes e pegar uma fila dentro da conveniência (é até engraçado chamar isso de conveniência).

Como pode imaginar, postos de combustíveis com esse processo de checkout não são meus preferidos e, dificilmente, levam meu dinheiro para seu caixa.

Quer um exemplo prático e simples de aumento de conveniência que trouxe resultado. Um salão de beleza implantou um processo de envio de lembretes e confirmação de agendamento por SMS, esse processo simples e automático ajudou o salão a aumentar em 7% sua receita, pois, diminuiu o número de cancelamento e tornou mais eficiente e previsível a organização dos encaixes. Baixo investimento, ótimo retorno financeiro e satisfação do cliente.

Agora, olhe para sua empresa e seus processos. Independente se o seu negócio é uma padaria, uma mecânica, um escritório de contabilidade. Não importa. Você pode inovar fazendo pequenas mudanças que levam mais conveniência para seus clientes e, consequentemente, podem aumentar suas vendas.

Afinal, empresas como Netflix, Uber, Rappi atuam em mercados diferentes, mas têm a conveniência como um valor principal. E conveniência aqui pode ser traduzida como você só precisa apertar 2 ou 3 botões. Entendeu?  


FONTE: Diário do Comércio