Exposição de Héstia Tenfuss chega ao Espaço Cultural Iguatemi com curadoria de Patrícia Buzzini | ACIRP


30/01/2019

Exposição de Héstia Tenfuss chega ao Espaço Cultural Iguatemi com curadoria de Patrícia Buzzini

Com 22 obras inéditas, entre pinturas e esculturas, que representam a mais recente fase da artista plástica Héstia Tenfuss, o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto recebe, a partir desta quinta-feira (31), uma nova exposição do projeto Identidade, realizado no Espaço Cultural Iguatemi em parceria com o Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp. 

Além dos trabalhos da artista, a nova exposição tem curadoria da doutora em Estudos Linguísticos, Patrícia Reis Buzzini. Ao longo do processo colaborativo, Patrícia reuniu alguns poetas que convergiram seus estilos literários em torno do conteúdo da exposição. Coube a ela convidar oito autores para escrever sobre as obras, e pelas palavras, transmitir as reflexões literárias sobre o vasto universo propositivo das telas e esculturas.

Na mostra, as instigantes telas abstratas de Héstia Tenfuss propõem um diálogo sobre temas como a natureza, as paisagens, as sensações e os movimentos da vida. De acordo com a curadora e autoria dos textos que complementam a exposição, trata-se de um horizonte de leituras que se abre aos espectadores. 

“No papel de curadora e escritora, apresento uma seleção de experiências de tradução intersemiótica – envolvendo a pintura e a poesia – realizadas por poetas e escritores de destaque na nossa cidade e região. São textos exclusivos, onde procurei alinhar o conteúdo visual da exposição com a linguagem escrita, criando essa intersecção dos universos artísticos”, explica Patrícia.

As obras, 20 pinturas e duas esculturas, são de estilo abstrato minimalista, revelando um novo olhar da artista e reverenciando a simplicidade. Para ela, toda forma de expressão artística é uma tentativa de comunicação. “Quando o artista inicia uma obra − seja por meio da pintura, da escultura, da música, da dança ou da escrita – necessita embrenhar-se num fluxo contínuo de escolhas (conscientes ou não) cujo resultado nem sempre será o pretendido”, destaca Héstia.

A exposição terá visitação gratuita durante os horários de funcionamento do Iguatemi São José do Rio Preto. O Espaço Cultural Iguatemi fica no Piso Superior do shopping.


Biografia

Héstia Tenfuss é formada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Londrina, ministrou aulas de artes por mais de quinze anos e foi crítica de arte do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. Ao longo da carreira, participou de várias exposições coletivas e individuais.

Patrícia Reis Buzzini é formada em Letras com Habilitação de Tradutor pela Unesp, com mestrado e doutorado na área de Estudos Linguísticos. Atuou como docente no Ensino Técnico e Superior por mais de quinze anos. É tradutora e colaboradora no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, e Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (ABRESC).


Serviço
Exposição IDENTIDADE por Héstia Tenfuss
Local: Espaço Cultural Iguatemi – Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Superior
Curadoria e Literatura: Patrícia Reis Buzzini
Período de realização: de 31 de janeiro a 13 de março de 2019
Vernissage: 31 de janeiro de 2019, às 20h
Horários: durante os horários de funcionamento do shopping
Aberta ao público | Visitação gratuita