Fase Amarela amplia horário de funcionamento de comércio e serviços | ACIRP


06/09/2020

Fase Amarela amplia horário de funcionamento de comércio e serviços

Rio Preto muda de fase a partir deste sábado, 5 de setembro

 

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 4 de setembro, que Rio Preto passou da fase Laranja do Plano São Paulo para a fase Amarela, que permite a ampliação do horário de funcionamento do comércio e de serviços e ampliação de atendimento de 20% para 40% da capacidade total do local. Além disso, salões de beleza, barbearias, centros de estética e academias poderão voltar a funcionar e restaurantes poderão atender os clientes no local.

 

Outra mudança é que o minilockdown, ou seja, a suspensão de funcionamentos de atividades não essenciais aos domingos, segundas e terças-feiras, será revogado. As mudanças começam a valer a partir deste sábado, 5 de setembro.

 

Os protocolos para funcionamento na fase amarela estão previstos na Deliberação 04/2020, disponível no Portal da Prefeitura de Rio Preto.

 

Veja a seguir os horários de funcionamento e os principais protocolos para o comércio e serviços na fase amarela em Rio Preto:
 

 - Atividades essenciais: dias e horários de funcionamentos habituais, conforme previsto em lei.

 - Atividades não essenciais:

 - Serviços: de segunda a sábado, das 8h às 16h;

 - Comércios: de segunda a sábado, das 9h às 17h;

 - Shoppings: de segunda a sábado, das 12h às 20h.

 Aos domingos, essas atividades devem permanecer fechadas.

 

- Academias e demais práticas esportivas:

As atividades devem ser individuais, respeitando distanciamento mínimo de 1,5m. Os horários dos treinos devem ser agendados.

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 10h e das 17h às 21h.

 

- Salões de beleza, Barbearias e Centros de Estética:

Os atendimentos devem ser agendados, para garantir o intervalo de tempo para higienização das estações de trabalho e utensílios. Estão proibidas a oferta de alimentos para consumo no local, inclusive café. Também estão proibidos os provadores de amostras.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h.

 

- Restaurantes, Bares e Lanchonetes:

Restaurantes, Bares e Lanchonetes só poderão funcionar em áreas abertas ou bem ventiladas. O  acesso será limitado a quatro pessoas por grupo e quatro pessoas por mesa, incluindo as crianças, e não será permitido o atendimento para pessoas em pé. A distância entre mesas deve ser de, no mínimo, 2,5m.

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 9h e das 11h às 17h.

 

- Venda de bebidas alcoólicas:

A medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas refrigeradas aos sábados e domingos e de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h continua válida para a fase amarela. A exceção são a venda pelo sistema delivery e em bares, restaurantes e afins, dentro do horário de funcionamento permitido.

 

- Eventos:

Práticas esportivas, participação em festas ou em qualquer evento com mais de três pessoas reunidas, continuam proibidos.


- Gratuidade para idosos:

A suspensão dos passes de ônibus gratuitos para idosos continua válida durante a fase amarela, de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30.