Jane Ferrari (NEC) apresenta nova série de trabalhos em exposição no Iguatemi | ACIRP


13/07/2019

Jane Ferrari (NEC) apresenta nova série de trabalhos em exposição no Iguatemi

Coleção Arte Estampada é o novo ciclo do Projeto Identidade, parceria do shopping com o Núcleo de Economia Criativa da Acirp


Na próxima quinta-feira (18), o Espaço Cultural Iguatemi recebe uma nova exposição de artes do Projeto Identidade. A série de trabalhos Arte Estampada é da artista plástica, aquarelista, arte educadora e designer de superfície, Jane Ferrari. Na mostra, ela apresenta uma variedade de estampas abstratas criadas especialmente para a exposição.

A artista resgata a estamparia manual utilizada nos primeiros tecidos criados pelo homem, como linho e algodão (vegetais) e lã e seda (animais). As técnicas de estamparia do Batik (sudoeste da Ásia) e da madeira gravada (Itália) são as principais inspirações para as criações. Jane Ferrari cria estampas manuais e digitais para o mercado têxtil e de decoração, por isso, o público poderá apreciar uma vitrine com lenços, pashminas, almofadas, roupas, luminárias, objetos de decoração, além de telas e aquarelas em papel arroz.

“O conceito da exposição é expressar o valor da estamparia no cotidiano das pessoas, seu uso, suas características estéticas, seus aspectos históricos e culturais através dos tempos”, destaca a artista que assina o novo ciclo do projeto realizado pelo Núcleo de Economia Criativa da Acirp com parceria do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto.

De acordo com ela, a exposição é inspirada pelo trabalho do designer de moda italiano Emílio Pucci (1914-1992), considerado o príncipe das estampas. Jane Ferrari traz estampas abstratas coloridas e geométricas, aplicadas a mão em tecidos de puro algodão e linho. As roupas utilizadas para a mostra, por exemplo, fazem parte da coleção Geometric da estilista Maitane Mathias, criadora da Mai Tropical, que trabalha com 100% de matéria-prima natural e biodegradável. As echarpes, lenços e pashminas em linho e puro algodão são da marca Recorte e Retalho, de Ana Karina Laprano e Sandra Andaló.

O planejamento e a ambientação do Espaço Cultural Iguatemi foram organizados pela arquiteta e urbanista Priscila Soler, que transforma o local em uma vitrine dinâmica e funcional para a realização da mostra, utilizando móveis de madeira de demolição da empresa Madeira Pura.

A curadoria da mostra fica por conta de Sandra Andaló, formada em moda e consultoria de imagem e estilo, especialista em análise de DNA de estilo e colorimetria para atendimento pessoal.


Encontros, palestras e bate-papos

A exposição de Jane Ferrari reúne diversas mulheres em sua concepção e realização. Além da artista, estão engajadas no projeto Sandra Andaló, Ana Karina Laprano, Maitane Mathias e Priscila Soler. Por isso, de 18 de julho a 28 de agosto – período em que a mostra ficará em cartaz – serão promovidos encontros, bate-papos e palestras gratuitas sobre moda, estilo, estamparia e decoração de interiores. As ativações serão no próprio Espaço Cultural Iguatemi São José do Rio Preto, sempre às quartas-feiras a noite e aos sábados, no período da tarde.


Sobre o Projeto Identidade

O projeto Identidade promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte, por meio da parceria com o Núcleo de Economia Criativa da Acirp. Dedicado à arte e à cultura, o local foi inaugurado junto com o shopping, em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região. O espaço fica no Piso Superior do shopping e a visitação às exposições é gratuita e aberta ao público diariamente, de acordo com os horários de funcionamento do empreendimento.
 

Serviço:

Exposição Identidade por Jane Ferrari
Local:
Espaço Cultural Iguatemi – Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Superior
Abertura: 18 de julho de 2019
Horários: durante o funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h)
Visitação gratuita 


Sobre as realizadoras:

Jane Ferrari – aquarelista profissional, artista plástica, psicopedagoga e arte educadora, trabalha com design de superfície. Aplica a técnica e criatividade da aquarela em estampas manuais e digitais inspiradas pela harmonia e equilíbrio da arte Zen oriental.

Sandra Andaló – formada em moda e consultoria de imagem e estilo, especialista em análise de DNA de estilo e colorimetria para atendimento pessoal. Apaixonada por acessórios que trazem grande valor para composições de looks, transmitindo mensagens do seu estilo próprio.

Ana Karina Laprano – formada em arquitetura e urbanismo, pós-graduada em design de interiores, organizadora profissional e amante do artesanato e costura criativa.

Maitane Mathias – estilista e criadora da Mai Tropical, marca que trabalha com matéria-prima natural e biodegradável. Todos os processos de construção das peças são artesanais e feitos um a um com o mínimo de impacto na natureza. Por esta razão, o algodão usado é orgânico e o tingimento dos tecidos é feito com plantas.

Priscila Soler – arquiteta e urbanista, atua no planejamento e elaboração de projetos de arquitetura e interiores, reformas, consultoria, gerenciamento e acompanhamento de obras. Sua missão é transformar ambientes em espaços dinâmicos e funcionais, buscando o conforto e bem estar do cliente.