Nova série com obras do ceramista Thadeu Guerra ganha exposição | ACIRP


13/03/2019

Nova série com obras do ceramista Thadeu Guerra ganha exposição

O ceramista Thadeu Guerra lança, no dia 14 de março, sua série Renascimento, novo ciclo do projeto Identidade, que promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi. A mostra inédita traz peças em formato orgânico, queimadas em alta temperatura (1.200 graus), que apresentam sua identidade renovada pela forma, cor, textura e som. A exposição entra em cartaz no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto e terá visitação aberta ao público diária e gratuita.

O artista iniciou seu processo criativo observando a natureza, onde se inspira para criar as peças. A série é formada por duas instalações, 10 telas, 10 vasos para ornamentação e acessórios decorativos para ambientação. Numa das instalações (Ao Vento), o ceramista provoca o público ao toque.

Para Cássia Guerra, curadora desta exposição, a cerâmica é uma atividade primitiva que possibilita uma infinidade de formas, cores e texturas e que mantém seus principais fundamentos inalterados até hoje: moldar, secar e queimar. “Para a Exposição Identidade, Thadeu Guerra criou uma série que apresenta peças contemporâneas com muita leveza e criatividade, mostrando toda versatilidade do artista, que transita na criação de esculturas, peças decorativas e instalações, compondo ambientes de forma harmoniosa”, afirma.

Ela ressalta ainda que, depois de trabalhada, a cerâmica pode ser rústica, tradicional ou contemporânea e seguir as tendências da moda. Sobre a produção do artista, ela destaca que as peças buscam estimular o sentimento e o valor da arte entre os espectadores, em especial nas crianças.

Thadeu Guerra, que recentemente participou de uma vernissage no Consulado Brasileiro em Genebra e do lançamento da revista internacional bilíngue Artnatic, utiliza na séria uma paleta de cores com marfim, preto e tabaco, transmitindo a sensação de equilíbrio e harmonia.

O projeto Identidade é uma parceria do shopping com o Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp e promove exposições artísticas no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando os artistas locais e democratizando o acesso à arte. O espaço fica no Piso Superior do shopping e a exposição fica aberta até o dia 24 de abril.


Sobre o artista

Formado em Odontologia, Thadeu Guerra iniciou seus trabalhos artísticos em 2009. Desde então, trilhou um longo caminho passando pela pintura em tela, marchetaria e, em seu primeiro contato com a cerâmica, se apaixonou, percebendo que essa seria a melhor forma de expressar os seus sentimentos por meio da arte. Participou de diversas exposições de 2014 a 2019, entre elas: Espaço Cultural Iguatemi, Arte de Garagem, Fundação Romi e Museu da Imigração em Santa Bárbara D'Oeste, Museu Luiz de Queiroz/USP em Piracicaba, Mostra de Cerâmica no Centro Universitário Maria Antônia/USP em São Paulo, Embaixada do Brasil em Genebra e Zurich.


Sobre a curadora

Natural de Botucatu e com formação em Odontologia, Cássia Guerra aceitou o desafio de ser curadora da exposição Identidade sob o olhar de Thadeu Guerra. Sua admiração pela arte foi intensificada no período de 2008 a 2012, quando foi diretora Cultural da Acirp e coordenou o Núcleo da Cultura, onde teve a oportunidade de conhecer vários artistas locais e apoiá-los em seus projetos culturais.


Serviço:

Exposição Identidade por Thadeu Guerra
Local: Espaço Cultural Iguatemi – Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Superior
Artista expositor: Thadeu Guerra
Curadoria: Cassia Guerra
Período de realização: de 14 de março a 24 de abril de 2019
Vernissage:14 de março de 2019 às 20h
Horários de visitação: durante os horários de funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h)
Aberta ao público | Visitação gratuita