Plataforma de monitoramento permite análise de riscos e identificação de oportunidades de negócios | ACIRP


24/10/2019

Plataforma de monitoramento permite análise de riscos e identificação de oportunidades de negócios

São cada vez mais avançadas as soluções à disposição das empresas que desejam impulsionar os seus negócios e mitigar os riscos de operações que possam resultar em prejuízos financeiros. A Boa Vista, especialista neste tipo de solução para o mercado, conta com o Gerenciamento de Carteira, uma plataforma de monitoramento que permite a análise de risco e oportunidades de empresas, clientes ou fornecedores, com base em informações completas de dados cadastrais, restritivos e rating - uma classificação da ferramenta que informa o status da empresa monitorada na data atual.

A solução é uma das que mais se adequa às necessidades dos clientes Pessoa Jurídica da Boa Vista porque oferece agilidade na tomada de decisão, reduz os riscos de fraude e de inadimplência e amplia as oportunidades de novos negócios. 

De forma simplificada, Alexandre Xavier, diretor de Produtos da Boa Vista, explica que a solução permite cadastrar quantas empresas julgar necessário e ser notificado a cada alteração. E a rapidez com que faz tudo isso também possibilita ao seu usuário agir quando há riscos e oportunidades entre eles, minimizando prejuízos e ampliando os lucros. 

O Gerenciamento de Carteira permite ainda identificar cada empresa monitorada conforme o rating e definir ações preventivas de controle dos riscos; ajustes de limites de crédito ou mesmo de incentivo de ofertas que se mostrarem adequadas a cada cliente com mais agilidade.

Ciclo de negócios 
A solução contribui em todas as fases do ciclo de negócios. Na prospecção, é capaz de identificar e segmentar clientes em potencial e até mesmo reativar clientes inativos ou que, por algum motivo, tenham cancelado o contrato. Na fase da concessão permite nos clientes recorrentes uma avaliação e acompanhamento mais precisos e uma melhor alocação do limite de cada cliente. E em gestão, garante o próprio gerenciamento da carteira dos clientes, com a oportunidade de impulsionar a rentabilização da empresa. 

Benefícios para a Gestão de Carteira
Clientes da Boa Vista que já utilizam a solução identificam aumento nas vendas em negócios de baixo risco e alto potencial, assim como conseguem dar foco nos que rentabilizam sua carteira e que apresentam recorrência de vendas. 

Estes também constatam diminuição das perdas com clientes de alto risco, já que com o monitoramento diário se antecipam na tomada de ações de recebimento do crédito concedido.

Há os que destacam ainda a agilidade na análise e tomada de decisão com o acesso automatizado por meio de integração sistêmica, o que dá velocidade no processamento das informações alteradas diariamente.

Outra vantagem é a redução das despesas com cobrança, já que ao identificar possíveis clientes inadimplentes, a solução impacta na prevenção de gastos futuros com ações de cobrança.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site
www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.