Rio Preto fica em 2º lugar no ranking de Governança Municipal | ACIRP


19/06/2019

Rio Preto fica em 2º lugar no ranking de Governança Municipal

Rio Preto é a segunda melhor cidade do país com mais de 100 mil habitantes em governança. É o que mostra o Índice de Governança Municipal IGM-CFA, lançado pelo Conselho Federal de Administração com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

O Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

No índice geral a cidade atingiu a nota 8,49, ficando atrás apenas da cidade de Indaiatuba, também no Estado de São Paulo, que alcançou a nota 8,7. A cidade recebeu as notas 8,06 no quesito finanças, onde são avaliados itens como: situação fiscal do munícipio, custo da dívida, investimentos em educação e saúde, equilíbrio previdenciário e o custo do legislativo.

No quesito Gestão, Rio Preto obteve nota 8,2, que compreende informações sobre o número de funcionários comissionados e servidores efetivos, o planejamento em comparação às despesas, a transparência e a qualidade do investimento em saúde e educação.

No item Desempenho a cidade conquistou a maior nota, 9,21. Neste item são avaliadas as taxas de abandono escolar e as metas educacionais do IDEB, também é computado o índice de mortalidade infantil, a cobertura vacinal, o acesso a água e ao esgoto, a vulnerabilidade social e ainda o índice de crimes violentos na cidade.

“Estamos em uma cidade preparada para o futuro, que cuida da saúde e da educação. Investimos em qualidade de vida, em água de qualidade e tratamento de esgoto acessível para todos. Sabemos que ainda temos muitos desafios, mas com muito trabalho vamos alcançar cada vez mais índices ainda melhores”, afirmou o prefeito Edinho Araújo. 

A íntegra do índice pode ser obtida pelo link:
http://igm.cfa.org.br/dimensao/OTQyMg==/Mw==#dimension2_3