Em parceria com ACSP e Facesp, IDV lança a Semana Brasil 2020 para celebrar a retomada da economia e a geração de empregos; Núcleo de Comércio da Acirp lidera ação em Rio Preto
Com o apoio e parceria da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) e mais de 80 entidades, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), lançou a Semana Brasil, evento que acontecerá de 3 a 13 de setembro, e tem o objetivo de unir todo o comércio e o varejo do Brasil para criar uma nova realidade e celebrar a retomada segura e responsável, da economia e dos empregos.
“Gostaria de salientar a importância da Semana Brasil. Não estamos falando apenas em retomada do comércio e do consumo. Estamos falando sobre a retomada da geração de empregos, que é o que mais importa neste momento. Precisamos nos unir, o IDV, a ACSP e a Facesp. Estamos juntos nesta empreitada, que é a geração de emprego”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Facesp. “Esta semana serve como estímulo para que as pessoas ganhem confiança para realizar aquelas compras que são feitas por prazer, onde as pessoas saem para as ruas, tocam as mercadorias e se apaixonam por aquilo que elas estão comprando, antes mesmo de comprarem”, completou.
Iniciada em 2019, a Semana Brasil está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade. O atual momento é ideal para se potencializar este movimento, pois esta será a primeira grande data do varejo após a reabertura do comércio. Além disso, o consumidor está mais pragmático, pois houve aumento do sentimento de racionalidade.
Segundo Marcelo Silva, presidente do IDV, o evento pode superar em breve a Black Friday como a segunda maior data de compras do comércio, atrás apenas do Natal. “A Semana Brasil foi muito importante no ano passado, quando tivemos um crescimento em torno de 11% nas vendas no período [comparado a 2018] e por isso adotamos o evento no calendário do comércio. Agora, com a pandemia, esperamos que o evento seja um marco na retomada”, afirmou. “É preciso dar um enfoque na confiança dos brasileiros. O comércio e a indústria sofreram muito com a quarentena, mas é preciso seguir em frente, é claro, com todas as medidas de segurança”, continuou.
A edição do ano passado foi um sucesso, pois houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, os consumidores tiveram benefícios reais e ela beneficiou toda a economia do país. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, comentou Marcos Gouvêa de Souza, conselheiro do IDV.
Em Rio Preto, a ação é liderada pelo Núcleo de Comércio da Acirp. “Nosso objetivo é ajudar os pequenos comerciantes e o público em geral a alavancar suas vendas e, desta forma, aquecer a economia local, gerando emprego e renda para toda a população. Os comerciantes podem participar da campanha de forma gratuita; basta acessar o site da Semana Brasil e baixar o material que quiser. A única condição para participação na ação é que o empresário ofereça um ganho real ao consumidor”, explica Walter Carrazone, diretor de Comércio da Acirp.
Serviço:
Semana Brasil
3 a 13 de setembro de 2020
Baixe o material gratuitamente pelo link: